terça-feira, 29 de abril de 2008

Hospital Grandela, Cabeço de Montachique, Loures



























































Parecem as ruínas de um castelo mas não são. Pertencem ao que deveria ter sido um hospital com o nome Grandela. Existe publicada pela Câmara Municipal de Loures a história da origem destas ruínas, que de momento não tenho disponível. Estão à vista quando vimos pela A8, virando para Loures e na estrada que sobe para o Cabeço de Montachique, mesmo já lá no alto, à nossa esquerda elas lá estão assim, para quem aprecia pedras. Nesta zona havia há muitos anos hospitais para tratamento de tuberculose e não sei se de outras maleitas. Ouvíamos falar muito em Montachique e em doentes que lá se tratavam na época.
No caso destas ruínas o edifício não chegou a estar completo.

3 comentários:

Anónimo disse...

É exactamente contra este tipo de situações que me debato, gastamos milhões em orçamentos rectificativo de Obras Públicas, gastamos milhões em maus negócios que lesam todos os contribuintes e assumimos isso com uma passividade impressionante; não somos capaz de gastar às vezes tostões com um património valiosíssimo que os nossos antepassados nos legaram.

Anónimo disse...

Eu gosto de Cabeço de Montachique.
É gosto deste castelo, embora que ele estejo todo destruido.

dulce lourenco disse...

Ainda no Domingo dia dezassete Maio 2009 fiz passeio da chamboeira até ao Castelo e estava la gente a ver, tirar fotos.

Só agora ai fim de tantos anos sei p q s destinava...interroguei-me tantas vezes, desde os meus 8 anos, todos os dias q passava no autocarro (desde 83) para a escola e agora de carro....afinal era outra coisa...acabou-se o sonho mas não o mistério