quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Amolador de facas na cidade do Porto, Portugal

Uma profissão quase extinta e é sempre com espanto e nostalgia que vemos algo do género, em pleno século XXI. Esta foto foi obtida pela Teresa na cidade do Porto ( as vantagens de nos acompanharmos da nossa máquina fotográfica) e ofereceu-ma para eu postar no blog.
Regra geral, estes amoladores também reparam chapéus de chuva, para além de amolarem facas e tesouras.
Em Lisboa ouvia-se antigamente, quandos eles se faziam anunciar, através de uma pequena gaita: "vem aí chuva"! pois os antigos achavam que a aparição dos amoladores era sinal de que ía chover. Eles lá sabiam dessas coisas....

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Isabel, eu estou a preparar um trabalho sobre recuperação de profissões antigas e interessa-me trabalhar a profissão de amolador. Sabe-me indicar em que zona/rua do Porto posso encontrar estes amoladores?