quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Câmara Municipal da Moita, Sarilhos Pequenos, Restauro do Boa Viagem


















































































































































































































É mesmo o Boa Viagem que está a ser restaurado nos estaleiros de Sarilhos Pequenos e ao qual tive o privilégio de poder fazer estas fotos, num domingo solarengo e cuja oportunidade não podia perder pois certamente não voltarei a ter hipótese de poder apreciar um trabalho destes e ainda por cima num barco típico do Tejo no qual já fiz duas viagens que correrem bem, numa delas apreciámos uma caldeirada de peixe feita dentro do barco e servida ali mesmo. No regresso à praia do Rosário encalhámos junto a um areal ali pertinho da Base Aérea do Montijo e eu que nem sei nadar mas gosto de viajar de barco!!!
Um dia bem passado e diferente. Disfrutando do Tejo num amável convite da Câmara Municipal da Moita.

3 comentários:

Luisa disse...

Isabel,

Ver um barco assim desventrado, não acontece todos os dias. Óptima reportagem!

Abraço

Luísa

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Excelente registo. Fico contente por ver um dos icónicos barcos portugueses em restauro. É na verdade o varino o meu favorito da "frota" do Tejo, pela sua proa e dimensões e tenho várias fotos do "Boa Viagem" que vou recolhendo pela Net. Sou natural de Vila do Conde e toda esta cultura marítimo-fluvial tradicional precisa de muito trabalho na região Norte, na verdade em todo o país, cuja vida em volta de barcos, mar e rios foi impressionante durante toda a nossa existência como Nação... até 1975. Bem sabemos das mil e uma complicações em volta disto, mas ao menos que vão sobrevivendo um ou outro exemplares. O potencial desta área é tão grande que a frustração por vê-la quasi "morta" é ainda maior. Mar e rios "mortos" é muito da identidade Portuguesa morta.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

fangueiro.antonio disse...

Bom dia Isabel.

Agradeço-lhe a resposta ao comentário que fiz e acima de tudo ter adicionado o meu blogue ao seu. Obrigado por ter gostado. Colocarei de seguida no "Caxinas" o seu link também, pois o seu tema tem tudo a ver com Tradições / Etnografia.
Realmente os barcos e toda a cultura em volta deles (cultura tão vasta) encantam-me, ou não fosse eu filho, neto e por aí fora de pescadores. Tudo em volta desta cultura está muito mal, mas pode ser que a suposta crise rache os alicerces de certos poderes "inculturais" que se instalaram no nosso país após 1975 e acordemos como povo para as riquezas nacionais do passado.
Sempre que passar pela Moita, não se esqueça dos barcos e cá virei em busca deles.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt